O primeiro dia útil de trabalho do governador Beto Richa (PSDB) teve na agenda reunião com os secretários da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, e da Saúde, Michele Caputo Neto, além de participar da posse de outros secretários, como o de Durval Amaral, chefe da Casa Civil.
Beto determinou ao secretário de Segurança a adoção de medidas urgentes para reduzir os índices de criminalidade no Paraná. Na área de saúde, Richa aprovou o início de um plano emergencial para combater a dengue.
Ainda sem anunciar como deve ser feita a contratação de policiais, o governo do Estado vai, nesse primeiro momento, otimizar os recursos humanos disponíveis para ações em regiões que estão com os índices de violência mais elevados.
“Vamos integrar as forças de segurança do Estado com as forças federais, órgãos de inteligência e forças armadas, tendo em vista a região de fronteira com o Paraguai”, disse Almeida César.
Arquivo |
---|
Almeida: trabalho de inteligência. |
O secretário estadual de Saúde confirmou a epidemia de dengue no município de Jacarezinho e a situação preocupante da doença em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Sarandi, considerados pontos prioritários no combate à dengue.
As medidas emergenciais anunciadas para os próximos 90 dias incluem aquisição emergencial de nebulizadores costais e solicitação de repasse de recursos junto ao Ministério da Saúde.
Caputo Neto criticou a deficiência da estrutura estadual e afirmou que houve recursos não utilizados no combate à dengue, além de dívidas. “Recebemos a secretaria com débitos junto a prestadores de serviços da área hospitalar e ambulatorial de R$ 55 milhões e outros R$ 100 milhões em recursos que estavam empenhados e foram cancelados”, apresentou.
Arquivo |
---|
Cavalcanti comanda o DER. |
Ontem também foi dia de novas nomeações para integrar a equipe de governo. Na Rádio e Televisão Educativa, (RTVE), assume o publicitário Paulo Vitola, que foi diretor da TV Iguaçu na década de 1970.
Como diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), o governador nomeou um funcionário público de carreira da instituição, o engenheiro civil Amauri Medeiros Cavalcanti.
Finalmente saiu ontem o nome do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti): Alípio Leal. Depois da recusa do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), o convite foi feito ao também deputado Alex Canziani (PTB), cujo partido foi aliado de Beto na disputa eleitoral. Canziani se apressou em declarar que declinou da proposta.
“Ocupar um alto posto seria uma honra muito grande. Entretanto, temos compromissos e projetos igualmente importantes já estabelecidos para o próximo mandato de deputado federal”, declarou.
Alipio Leal é atual reitor do Instituto Federal do Paraná e a escolha completa a equipe de Beto. No Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) Beto nomeou o funcionário de carreira Gilmar Lourenço como presidente. Na última sexta-feira, Beto ainda havia nomeado o contador e servidor do Tribunal de Contas Mauro Munhoz para a Secretaria Especial de Controle Interno.