Discordância

Ratinho Jr. decreta fim da greve. Sindicatos dizem que não acabou

Foto: Facebook/APP-Sindicato
Foto: Facebook/APP-Sindicato

O governador do Paraná, Ratinho Junior, anunciou nesta sexta-feira (12) o fim da greve dos servidores estaduais. Porém, apesar do anúncio do governador, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) afirma que o fim da paralisação só pode ser decretado após assembleias das categorias, que devem ser realizadas nesse sábado (13).

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

De acordo com a administração estadual, foi formalizada uma proposta de reajuste com a implantação da data-base, com a primeira parcela de 2% liberada em janeiro de 2020, totalizando 5,08% de reposição. Assim, deve haver a reposição de aulas na rede estadual, principal serviço público prejudicado pela greve. O trabalho deverá ser realizado durante o período de recesso escolar. Caso não haja reposição de horas e aulas, haverá aplicação de faltas, com desconto em folha dos dias parados.

No entanto, a coordenação do FES informou que recebeu a proposta do governo por volta das 19 horas. Enquanto isso, segue a ocupação em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual. Representantes do FES receberam do líder do governo na casa, o deputado Hussein Bakri (PSD), a proposta final para análise, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O documento, por escrito, será avaliado pelos sindicatos. As categorias poderão realizar assembleias e deliberar se aceitam ou não, de acordo com o comando da greve.

Os servidores pedem ao menos a primeira parcela do reajuste aplicada em outubro de 2019. Enquanto isso, manifestantes seguem acampados em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. A APP-Sindicato, que representa professores e funcionários das escolas da rede estadual, marcou uma assembleia geral da categoria no local, no sábado, às 8h30.

Bairros de Curitiba vão ficar sem água na próxima semana

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna