Governador discorda de cobrança aos inativos

O governador Roberto Requião (PMDB) não concorda com a cobrança de contribuição previdenciária de servidores inativos, um dos pontos mais polêmicos e ainda em aberto das propostas de reforma da previdência divulgadas pelo governo federal. As reformas previdenciária e tributária serão o tema da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e todos os governadores em reunião na próxima quarta-feira, em Brasília.

Requião irá reafirmar seu apoio às reformas, mas disse que se a contribuição dos inativos for inevitável, irá defender que seja restrita aos benefícios mais altos. De acordo com o governador, não é possível aplicar de forma irrestrita a cobrança já que média dos funcionários não têm salários polpudos. Para o governador, se a cobrança for aprovada, tem que ser justa, sem penalizar as categorias com remuneração menor.

O governo do Paraná ainda não tem posições definidas sobre todos os pontos da reforma previdenciária e tributária. Mas algumas propostas são questionadas pelo governador. Segundo o secretário da Fazenda, Heron Arzua, a fixação de um teto único de aposentadorias para os trabalhadores dos setores público e privado como propõe o governo federal também não tem a simpatia do governador. A princípio, a opinião do governo do Estado é que haja dois tetos.

Perdas

Requião aprovou a decisão do governo de adiar a discussão sobre a mudança na tributação do ICMS, se no estado de origem do produto ou no destino, onde é consumido. “O assunto é complexo e polêmico e não foi suficientemente aprofundado. É prudente que seja definido lá na frente”, disse o governador.

Sobre a criação de uma fundo de compensação para perdas que os estados possam vir a ter com as mudanças tributárias, o governador não deve apoiar agora o movimento que já vem sendo feito por governadores de outros estados. A avaliação do governador é que o Paraná deve buscar essa compensação, mas o momento não é oportuno. Para Requião, primeiro se aprova as reformas, depois se vai em busca da reparação das perdas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo