O governador Orlando Pessuti assinou ontem a transformação da Companhia de Polícia de Choque da Polícia Militar em Batalhão de Operações Especiais (Bope), e também a criação do Grupamento de Resgate Aéreo (Graer).
As duas unidades terão sede em Curitiba, mas irão atuar em todo o Paraná. As principais funções do Bope serão atuar na retomada de locais ou áreas ocupadas, realizar patrulhamento tático, restabelecer a ordem em rebeliões dentro de presídios e nas ruas, fazer escoltas especiais e agir em situações que uma unidade de área não consiga resolver.
A transformação aconteceu depois de 46 anos da Companhia de Choque, considerada a unidade de elite da PM. Com a mudança, o comando ficará a cargo de um tenente-coronel e será formado por quatro companhias de Choque, uma de Operações Especiais e o Canil, além de um Grupo de Negociação e Pelotão de Comando e Serviço. A expectativa é que o efetivo atual de 254 policiais seja dobrado.
Céus
O Grupamento Aeropolicial possui dois helicópteros. A unidade será responsável pelo policiamento aéreo, ações de socorro, Defesa Civil e operações policiais e de bombeiros, além do apoio a órgãos federais, estaduais e municípios de todo o Estado.