Daniel Derevecki
Gleisi Hoffmann disse que pretende criar a escola de formação do PT.

Trabalhar para triplicar o número de prefeitos e vereadores nas próximas eleições em todos os municípios do Paraná. Essa é uma das bandeiras defendidas pela nova presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, que assumiu o cargo ontem, em Curitiba. A ex-candidata ao Senado disse que para atingir essa meta o partido irá atuar fortemente na formação e capacitação das suas lideranças. Como pré-candidata à Prefeitura de Curitiba, Gleisi afirmou que o partido já tem discutido propostas para a cidade, mas um documento oficial só será fechado depois de debatido com a população.

continua após a publicidade

 Com 29 prefeitos e mais de 250 vereadores no Estado, Gleisi disse que o PT possui hoje uma grande expressão e o desafio no comando do partido será continuar o trabalho de projeção. ?O partido vai se preparar para isso. Vamos trabalhar os candidatos nas diversas regiões do Estado, mas principalmente capacitar as lideranças?, disse. Ela adiantou que uma das primeiras ações do PT será criar a escola de formação. Aliado a isso, o partido espera ampliar suas alianças, dando preferência para partidos de centro-esquerda e os da base aliada do governo federal. ?Já temos indicativos de um pré-acordo como o PMDB e PCdoB, mas todas as contribuições serão analisadas?, comentou.

Sobre as pesquisas que apontam à reeleição do prefeito de Curitiba, Beto Richa, a presidente do PT diz que acha o resultado natural e momentâneo. ?Existe muita exposição do prefeito e dos projetos e é natural que as pessoas tenham essa intenção. No entanto, elas não sabem que sou candidata e ainda nem começaram os debates. Tenho certeza que isso vai mudar e a eleição será decidida no segundo turno?, apostou.

A nova presidente do PT no Paraná garantiu que, há dois meses, o partido vem se reunindo para discutir propostas para Curitiba e que, em março ou abril, devem começar a ampliar os debates com a participação da sociedade. Ela destaca que o foco do PT para a capital será o desenvolvimento humano e a retomada da inovação.

Curitiba

continua após a publicidade

O vereador André Passos assumiu a presidência do PT em Curitiba com o mesmo discurso de Gleisi Hoffmann: aumentar a bancada do partido na Câmara de Vereadores.