A candidata do PT Gleisi Hoffmann voltou a crescer e empatou com seu colega de chapa, ex-governador Roberto Requião (PMDB) na corrida pelas duas vagas do Paraná ao Senado da República, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo. No levantamento realizado entre os dias 13 e 14, Gleisi cresceu três pontos, chegando a 44% das intenções de voto, exatamente o mesmo índice de Requião, que perdeu três pontos em relação à última pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 10. Os candidatos da chapa “Novo Paraná”, Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP) oscilaram pouco e se mantém em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Gustavo perdeu um ponto, registrando 21%, enquanto Barros subiu dois, encostando no companheiro de chapa com 18%.
Arquivo |
---|
Gleisi: petista cresceu 3 pontos. |
Rubens Hering (PV) é o quinto colocado, com 3% das intenções de voto. Gilberto (PCB) tem 2%; Luiz Piva (PSOL), Valmor Venturini (PSOL) e Sargento Pedroso (PRTB) têm 1%, enquanto Sargento Jensen (PRTB) e Timossi (PSTU) não atingiram 1%. Sete por cento dos entrevistados declararam que votarão nulo ou em branco para uma das vagas, enquanto 3% anularão os dois votos. O número de indecisos segue alto: 19% dos entrevistado ainda não têm nenhum candidato ao senado, enquanto 35% só escolheram um nome até agora. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.246 eleitores em 47 municípios do estado do Paraná. Contratada pela Folha e pela RPC, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 30.034/2010.
Agência Câmara |
---|
Barros: encostando em Fruet. |
A pesquisa Datafolha mostra a arrancada de Gleisi, a única candidata que vem registrando crescimento constante desde a pesquisa de 26 de junho. Enquanto Requião largou com 50% e vem registrando pequenas oscilações até chegar aos 44%, Fruet e Barros vem alternando momentos de subida e descida, mas seguem, praticamente, no mesmo patamar do início da campanha, a petista já ganhou 22 pontos desde o início da campanha. Na pesquisa do final de junho, Gleisi tinha modestos 28% de intenções de voto.