Gilmar Mendes diz que Dilma colocou “tutor” na Presidência

Sem citar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta quarta-feira, 16, que a presidente Dilma Rousseff teve de colocar um “tutor” na Presidência para tentar superar a crise pela qual passa o País. Após uma longa negociação com Dilma, Lula vai assumir a Casa Civil do governo, conforme anúncio feito nesta quarta-feira.

O comentário de Mendes foi feito durante a votação do recurso sobre o rito do impeachment no Congresso apresentado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Além de tentar ajudar no impasse político, a nomeação do ex-presidente faz com que ele ganhe foro privilegiado, saindo assim da alçada do juiz federal Sérgio Moro. O ex-presidente é alvo de investigação da Operação Lava Jato, por suspeita de ter recebido vantagens indevidas de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras.

Gilmar Mendes também ironizou o fato de Dilma ter escolhido um “tutor com problemas na Justiça”. Mais cedo, ele já havia dito que a nomeação de Lula causava “preocupação” ao Supremo e que a Corte teria que analisar se essa escolha foi apenas para tirar as investigações sobre Lula das mãos de Moro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna