O ministro da Cultura, Gilberto Gil, deve pedir demissão do cargo até o final desta semana, revelou na terça-feira (29) uma fonte graduada do Ministério. Gil terá audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a fonte, somente para tratar de sua saída. “Mas pode perfeitamente ocorrer o que aconteceu da última vez”, acrescentou a fonte. O que aconteceu da última vez foi que o presidente Lula conseguiu fazer Gil mudar de idéia e permanecer no cargo.
O ministro interino, Juca Ferreira, chega nesta quarta da Bolívia, após encontro com ministros da Cultura do Mercosul. O interino em exercício é Alfredo Manevy.
O ministro Gilberto Gil também chegou recentemente de uma turnê pela Europa. Segundo o diário de turnê de Gil, feito pela sua assessora, Gilda Mattoso, é possível notar que – mesmo licenciado -, Gil exerceu funções diplomáticas durante a turnê. No dia 25, após show em Polignano al Mare (490 quilômetros de Roma, na Puglia, ao sul de Bari), Gil rumou para Roma, onde foi recebido pela secretária de Cultura de Roma, Cecília D’Elia, entre outras autoridades.
“O propósito era agradecer a Gil pois o governo da região se inspirou no projeto Pontos de Cultura e criou um projeto semelhante nas periferias das grandes cidades italianas. Eles conversaram sobre inclusão digital e fizemos uma visita aos subterrâneos do Palazzo, onde recentemente descobriram ruínas de casas romanas de até 2 mil anos atrás”, escreveu Gilda. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.