O deputado federal Fernando Giacobo (PR) foi aclamado, na noite desta quarta-feira, coordenador da bancada paranaense na Câmara dos Deputados. Houve acordo na reunião da bancada e os outros dois postulantes à vaga, André Vargas (PT) e Dilceu Sperafico (PP) retiraram as candidaturas. O coordenador da bancada é renovado a cada ano.
Ates mesmo da posse, marcada para sexta-feira, o novo coordenador da bancada já inovou. Determinou que cada partido escolha um representante para uma coordenação colegiada, que se reunirá quinzenalmente. “A bancada só se reúne uma vez por mês e dificilmente consegue reunir os 30 deputados. Não dá para discutir todos os temas assim. Então, discutiremos com u representante de cada partido, que passará a discussão a seus pares”, disse.
Apesar de ter apoiado Osmar Dias (PDT) nas eleições estaduais, Giacobo defendeu uma interlocução mais forte da bancada com o governador Beto Richa (PSDB). “Todas as carências e reivindicações do Estado passam pelo governo. Essa relação tem que melhorar. Temos que lutar pelo nosso Estado”, disse.
Giacobo elegeu as questões envolvendo recursos para investimentos em infra-estrutura, o código florestal e as reformas como temas que devem pautar as reuniões da bancada. “A gente nunca fez isso, só discute as pautas dentro das bancadas do partido e, às vezes, não dá atenção aos interesses do Estado”, comentou.