O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Felix, embarca hoje para o Haiti, acompanhado de integrantes dos ministérios da Defesa, Relações Exteriores, Saúde e Integração Nacional. Ontem, o Congresso aprovou o envio de mais 1.300 militares ao país caribenho.
Segundo nota divulgada pelo GSI, o gabinete da crise do governo federal, que trata de assuntos ligados à ajuda humanitária ao Haiti, realizou a 13ª reunião ontem.
Na ocasião, o general Felix falou sobre a conferência telefônica mantida na última sexta-feira com Rajiv Shah, da United States Agency for International Development (USAID), quando ficou estabelecido que os dois embaixadores no Haiti – dos Estados Unidos e do Brasil – manterão contato para coordenação do apoio imediato à população daquele país.
Durante a reunião de hoje do gabinete da crise, foi informado também que a Força Aérea Brasileira (FAB) já realizou 45 voos, com transporte de 798 passageiros e cerca de 399 toneladas de material.
Será realizado ainda o 5º voo de rodízio de substituição da tropa brasileira e o Exército prepara o reforço do contingente. Além disso, a Marinha está planejando o carregamento dos Navios NDCC Almirante Saboia e do NDCC Mattoso Maia.