O assessor internacional da presidência, Marco Aurélio Garcia, também negou hoje que o governo esteja preparando um acordo na área militar para ser discutido durante a viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará ao Irã, em maio. “Não tem nada disso”, declarou Garcia, que acompanha o presidente na viagem a El Salvador. Diante da insistência dos jornalistas sobre se o governo tem intenção de viabilizar algum tipo de entendimento nesta área, ele ironizou: “Quando vocês ouvirem a bomba…”.
Em seguida, Garcia quis saber a origem da notícia. Comunicado de que tinha sido publicada na edição de hoje do jornal O Globo a informação de que o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) iniciou uma série de consultas a órgãos ligados ao programa nuclear brasileiro para a formulação de um possível acordo com o Irã, ele reiterou: “Não tem nenhum acordo.”
O presidente Lula chegou ontem à noite a San Salvador e, hoje, participa no Centro de Convenções do Hotel Sheraton de uma reunião com empresários salvadorenhos e brasileiros.