O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, ao comentar as recentes declarações do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “tem muito apreço pelo Ciro, sobretudo pelo trabalho que ele desempenhou no governo e pela lealdade que ele teve nos momentos mais difíceis pelos quais o governo passou.” Na semana passada, Ciro afirmou que o pré-candidato presidencial do PSDB, José Serra, é “mais preparado” do que a pré-candidata do PR, Dilma Rousseff, e declarou que Lula se acha “o todo-poderoso”.
Segundo Garcia, “alguns desentendimentos por resultado de linguagem aqui ou ali não vão abalar a convicção” do presidente sobre a atuação de Ciro. “Temos certeza de que vamos estar juntos com o Ciro agora, na eleição, e no futuro”, afirmou o assessor especial da Presidência. “Estamos numa democracia”, disse, “cada um fala o que quiser. Eu tenho muito apreço pelo Ciro. Ele colaborou muito com o governo do presidente Lula. Eu não queria que este momento particular e declarações que ele esteja fazendo venham a comprometer a sua trajetória. A trajetória do Ciro é extremamente meritória, e eu fico com essa boa imagem dele.”
A uma pergunta se seria muito constrangedor para Dilma um eventual apoio de Ciro a Serra, Garcia respondeu: “A política é feita disso.”
O assessor presidencial comentou que Ciro ainda é jovem – “ele mesmo disse que daqui a 20 anos terá a idade que um dos (pré) candidatos tem hoje” – e representa “uma expectativa para a política brasileira que não vai diminuir com esse episódio. Ele disse que vai votar na ministra Dilma se não for candidato, e ele não deve estar fazendo isso por razões aleatórias.”
Dilma
A avaliação que Garcia faz da performance de Dilma na pré-campanha é positiva. “Está indo muito bem. Estava lá, atrás, na pesquisa e está pertinho. Daqui a pouco, estará junto. E, mais adiante, vai passar. É uma pessoa que tem um enorme conhecimento dos temas políticos e administrativos, o que desmente a tese de que ela não está preparada. Está preparada, sim. Não acho que esteja muito técnica. Vi várias intervenções, descontraída. Com domínio político das questões, todo mundo melhora na vida.”