Os presidentes estaduais do PDT e do DEM reiteraram, ontem, o apoio à candidatura à reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB), praticamente descartando as candidaturas próprias de seus partidos em Curitiba.
Em reunião com o presidente estadual tucano, Valdir Rossoni, Osmar Dias (PDT) e Abelardo Lupion (DEM) iniciaram as discussões para uma aliança nas eleições municipais que duraria até a eleição estadual de 2010. Assim, os partidos se uniriam em torno dos nomes de Beto Richa, para a prefeitura de Curitiba, e de Osmar Dias para o governo do estado daqui a dois anos.
Segundo o presidente do PDT paranaense, senador Osmar Dias, os partidos firmaram o propósito de caminhar juntos no pleito deste ano e também nas eleições ao governo do Estado. ?Os partidos estão afinados. A cada 15 dias estaremos reunidos para fortalecer a aliança em torno de um projeto de desenvolvimento para o Paraná. Cada partido tem a liberdade para lançar candidatos nos municípios paranaenses, mas há o entendimento de estarmos juntos em favor da melhoria das cidades do Estado. Os apoios às candidaturas serão analisados caso a caso?, afirmou.
Foto: Daniel Derevecki |
Rossoni: vice mais tarde. |
Sobre o apoio à reeleição de Beto Richa, Osmar afirmou que ?a posição do PDT em favor da reeleição do prefeito é pública?. O diretório municipal do PDT tinha a intenção de lançar candidatura própria e até já trabalhava com dois nomes, mas, como as decisões nas capitais de estados têm de ser submetidas às direções estadual e nacional, o apoio a Richa deverá ser confirmado.
O presidente estadual do PSDB disse ter saído satisfeito do encontro e revelou que o objetivo das três legendas é criar um projeto de estado para ser apresentado em 2010. ?Nós discutimos as eleições em Curitiba e em outros municípios e iniciamos as conversas sobre um projeto de estado. Outros partidos serão convidados a participar deste grande projeto?, disse Rossoni.
Foto: Lucimar do Carmo |
Lupion: apoio do DEM. |
Sobre as declarações de apoio a Beto Richa, Rossoni lembrou que nem Lupion nem Osmar Dias impuseram nenhuma condição para apoiar o atual prefeito. No entanto, o presidente tucano revelou que o nome do candidato a vice-prefeito na chapa de Richa não foi discutida ontem. ?Esse é um assunto para ser discutido posteriormente, mas já sabemos a opinião do senador Osmar Dias?, afirmou.
Tanto o PDT quanto o DEM são contrários à indicação do atual vice-prefeito Luciano Ducci (PSB) para um novo mandato. Ducci apoiou Requião na disputa do segundo turno das eleições para governador contra Osmar Dias e é visto como uma ameaça pelos líderes dos dois partidos. Beto Richa, que sempre elogia o trabalho de seu vice e secretário de saúde, também não comenta a escolha do vice. Sempre que questionado ele diz que não pode definir o nome de seu vice já que sequer confirmou sua candidatura. No entanto, ele já avisou: a prerrogativa de escolher o vice é sua.