Gabrielli: crise na Petrobras pode comprometer um milhão de empregos

Em depoimento à CPI da Petrobras, o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli disse que a crise na empresa pode comprometer um milhão de empregos de subfornecedores. “Os subfornecedores da Petrobras podem não resistir e ser substituídos por empresas internacionais”, apontou. Com esse cenário, disse, vive-se o risco de condenar a economia brasileira a “uma crise mais profunda”.

Pela sexta vez no Congresso nos últimos anos, como lembrou, Gabrielli enfatizou que os processos de compra na estatal são gigantescos e não são individuais. Desta forma, segundo ele, a corrupção ocorre no ato de negociação entre algumas pessoas e em cima do lucro legítimo das empresas. “É impossível identificar esse comportamento internamente. Esse é um caso de polícia”, comentou.

Questionado sobre o processo de escolha de diretores, ele explicou que isso é feito pelo Conselho Administrativo e que em 2005, quando chegou, os postos já estavam preenchidos. “No meu tempo, a discussão era de que precisávamos de perfis diferentes de diretores”, relatou. Ele pontuou que todos os membros do conselho são de fora da estatal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna