Após três semanas de impasse, PV, PSDB, DEM e PPS devem anunciar a retomada da coligação em torno da candidatura de Fernando Gabeira (PV) ao governo do Rio de Janeiro, em oposição ao governador Sérgio Cabral (PMDB). Contornados os desentendimento entre verdes e democratas, foi descartada a saída do DEM da chapa de Gabeira. “A proposta é fazer a aliança dos quatro partidos para governador”, afirmou Gabeira ontem.
Antes, o deputado dizia que seus eleitores resistiam à presença do ex-prefeito Cesar Maia, candidato ao Senado pelo DEM. Segundo ele, prevaleceu a ideia de que é mais importante uma coligação competitiva para enfrentar o poderio do PMDB no Estado.
O acordo resolve o problema do pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, que corria o risco de ter palanque frágil no terceiro colégio eleitoral do País. Embora Gabeira faça campanha para a senadora Marina Silva (PV) na disputa presidencial, tucanos lutavam pela aliança oposicionista. O candidato a vice de Gabeira será o ex-deputado Márcio Fortes (PSDB).