Guerra judicial tomou conta das eleições. Ontem, Ratinho Junior (PSC) teve trabalho para se defender de quatro liminares obtidas pelo grupo de Gustavo Fruet (PDT). A 3.ª Zona Eleitoral proibiu a veiculação de trechos dos programas eleitorais de Ratinho e multou a emissora Rede Massa, de propriedade da família do candidato do PSC, por supostamente privilegiá-lo em seus telejornais.
Os quatro pedidos de liminar feitos pela coligação de Fruet foram acatados pela juíza Renata Estorilho Baganha. A Rede Massa foi multada em R$ 42.564,00. Na visão da juíza, a emissora divulgou em seu telejornal comentários que prejudicaram Fruet e exaltaram Ratinho.
Para a juíza, os comentários tentaram vincular a imagem de Fruet ao julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). “Não se pode permitir que determinada emissora de televisão, através de serviço concedido pelo poder público, faça comentários reiterados e depreciativos em face da candidatura, a fim de beneficiar outra”, diz a liminar.
Outras liminares impedem a veiculação de trechos de programas eleitorais exibidos pela coligação de Ratinho Junior: o comparativo entre as pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas na semana passada e parte do debate na TV Bandeirantes, onde Fruet é acusado de confeccionar panfletos apócrifos.
A juíza ainda proíbe a divulgação da falsa pesquisa na internet, em nome do Vox Populi, que mostra Ratinho Junior à frente nas intenções de voto. A coligação do candidato do PSC diz que a pesquisa foi divulgada por pessoas sem ligação com a campanha.
Defesa
A assessoria jurídica de Ratinho diz que vai recorrer das liminares. A Rede Massa comunicou que iria protocolar recurso ainda ontem no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A emissora entende que houve exagero na interpretação da juíza e os comentários não são diferentes de outros veículos de imprensa.
Na noite de ontem, os candidatos participaram de debate na RIC TV. Hoje, Gustavo Fruet participa de entrevista na Rádio CBN, às 15h30, e de sabatina na ÓTV, às 20h30. A agenda de Ratinho Junior não foi divulgada.