Durante toda esta semana, Foz do Iguaçu será palco do primeiro encontro da Frente Parlamentar Internacional – Municípios de Fronteira. A partir de terça-feira, representantes do Legislativo de municípios fronteiriços de diversos estados e dos países que dividem fronteiras com o Brasil discutirão problemas políticos econômicos e sociais e de segurança pública das regiões de fronteira.

continua após a publicidade

?São municípios que apresentam problemas semelhantes, cujas soluções também se tornam semelhantes. E para atender a essas características ímpares dos municípios de fronteira é que sentimos a necessidade de formar um organismo com representação oficial?, explica o presidente da frente parlamentar, Carlos Juliano Budel, presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

O encontro, que terá abertura oficial na terça-feira, às 19 horas, terá seu ponto alto com a presença no dia 21, do embaixador brasileiro Afonso Sena Cardoso, chefe do departamento de Integração da América Latina. Ele estará acompanhado do chefe para assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, professor Vicente Trevas Ypla. Também são aguardadas as presenças de embaixadores do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Entre os municípios confirmados estão desde Cerro Largo (Uruguai) a Brasiléia (Acre).

Para Budel, o encontro vem em ótima hora e a presença de representantes de diversos municípios mostra sua importância. ?Estamos vivendo um momento crítico na economia da nossa Tríplice Fronteira. E vamos aproveitar o máximo essa reunião da frente parlamentar para pressionar o governo brasileiro a anunciar medidas que contemplem Foz do Iguaçu, nesta nova legislação que está para ser anunciada para o comércio bilateral entre Brasil e Paraguai?.

continua após a publicidade

No último dia do encontro será elaborada uma carta de intenções para ser encaminhada aos governos representados. Esta carta deverá conter as principais reivindicações dos municípios de fronteira.