Foto: Lucimar do Carmo/O Estado

Rafael Greca: deputados
estão entrando na campanha.

continua após a publicidade

A administração pública no Porto de Paranaguá foi defendida ontem durante ato realizado na Biblioteca Pública do Paraná pela Frente Ampla pelos Avanços Sociais. A intenção é informar a população sobre a importância do porto paranaense, para que se forme uma corrente contra uma possível privatização.

O coordenador executivo da frente, Doático Santos, explica que o papel da população é fundamental na defesa da administração pública do Porto de Paranaguá. "Queremos dar mais conhecimento para toda a população. Conhecendo a importância do porto, vai nos ajudar nesta luta", conta. Santos destaca que a Frente Ampla pelos Avanços Sociais foi criada na época da aprovação do salário mínimo regional e está acompanhando os temas importantes da sociedade paranaense.

Atos em defesa da administração pública do Porto de Paranaguá serão feitos também no interior do Estado, começando por Londrina e Maringá. As datas e os roteiros ainda serão definidos. O demonstrativo das atividades dos portos de Paranaguá e Antonina também será entregue à instituições e entidades da sociedade civil. O movimento está convocando deputados do PMDB e de vários partidos para participar da campanha em defesa do porto. Ontem, o ato teve a participação do deputado Rafael Greca.

Durante o ato, foi inaugurada uma exposição fotográfica sobre os avanços do porto nos últimos anos, localizada no hall da Biblioteca Pública do Paraná. A mostra poderá ser levada para outras cidades do Estado. O público que prestigiar a exposição poderá ainda se informar melhor sobre as atividades portuárias paranaenses com material impresso e vídeos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

continua após a publicidade

O superintendente da Appa, Eduardo Requião, comenta que está se mostrando a transformação do porto ocorrida nos últimos anos. "Estamos dando transparência sobre a administração do porto, que antes era considerado até o terceiro porto em importância no País e estava abandonado. O Porto de Paranaguá agora é um dos melhores ou o melhor em logística portuária. Nossos resultados são respostas às pessoas que queriam evitar um porto de mais qualidade, para que fosse privatizado. Vamos continuar mostrando que é um exemplo de porto público", esclarece. Eduardo Requião diz que a administração pública de um porto é possível e competente.