O prefeito Beto Richa (PSDB) deu posse ontem ao secretário municipal especial Antidrogas de Curitiba, o delegado da Polícia Federal Fernando Destito Francischini. A nova secretaria promoverá trabalhos de prevenção ao uso de drogas, ajudando na redução dos índices de homicídios e outros crimes ligados ao tráfico de drogas.
?Segurança é uma atribuição do governo do Estado, mas a Prefeitura fará sua parte para reduzir os índices alarmantes de violência e a presença da droga entre as famílias curitibanas. A Prefeitura vai atuar para combater as causas que levam os jovens às drogas?, disse Richa.
O novo secretário assumiu anunciando unificar as ações entre a Prefeitura, sociedade e governos estaduais e federais no combate ao consumo de drogas. ?Nosso foco será a prevenção, por isto, vamos trabalhar com as crianças e jovens, disputando seu tempo e atenção, oferecendo projetos com atividades interessantes, para cortar o fluxo financeiro do tráfico?, disse Fernando Francischini.
A secretaria fará parcerias com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e Conselho Nacional de Entorpecentes (Conen), entre outros órgãos. Francischini disse que já entrou em contato com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, para participar de ações em conjunto. ?Esta é uma secretaria apartidária, que pretende desenvolver um trabalho em favor do bem-estar dos curitibanos?, disse.
Um dos apoios que Francischini já obteve é a do secretário nacional Antidrogas do Ministério da Justiça, o general Paulo Roberto Uchoa. ?A criação desta secretaria pela Prefeitura de Curitiba fortalece o Sistema Nacional de Combate às Drogas. Por ser pioneira, Curitiba se tornará um exemplo para as demais cidades do Brasil?, afirmou Uchoa, que esteve presente na nomeação do novo secretário.