FPA cobrará do governo definição sobre demarcações

Os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que nesta quarta-feira, 4, participam de reunião interministerial na Casa Civil, pretendem cobrar do governo uma definição em relação ao decreto que estabelece mudanças nas regras para demarcações de terras indígenas, com a participação de outros órgãos na realização dos estudos, além da Fundação Nacional do Índio (Funai). Os deputados também querem saber se a mudança valerá para os 500 processos de demarcação de terras indígenas que tramitam na Funai.

A decisão da administração federal de limitar o número de participantes na reunião a apenas oito parlamentares causou descontentamento entre eles, que nesta quarta-feira cedo se reúnem para definir os principais pontos que serão discutidos. Além da questão indígena, outro ponto importante que será debatido é o estabelecimento de normas para importação emergencial de defensivos agrícolas (agrotóxicos) e maior agilidade na aprovação de produtos para controle de pragas e doenças, como a exótica lagarta Helicoverpa armigera, que provocou prejuízos estimados em R$ 1,5 bilhão em lavouras de algodão no oeste da Bahia.

O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), presidente da FPA, disse que já confirmaram participação no encontro, além da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os ministros da Agricultura, Antônio Andrade, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A confirmação do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardoso, ainda está pendente. Pelo Ministério da Saúde, deve participar do encontro o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano.

De acordo com Heinze, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também deve comparecer à reunião interministerial para comunicar ao Poder Executivo que nesta quarta, no fim da tarde, instalará a comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que transfere para o Congresso a última palavra sobre demarcações de reserva indígenas. Congressistas lembram que a PEC foi um dos compromissos assumidos por Alves quando estava em campanha pela presidência da Casa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna