Fórum da Previdência será criado em janeiro

São Paulo  – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai criar o fórum permanente de discussão – que tratará da reforma da Previdência – no início de 2003. O fórum será formado por aposentados, trabalhadores e empresários que vão representar a população. Apesar disso Lula foi cauteloso ao dizer que a reforma da previdência vai levar algum tempo, já que o tema precisa ser discutido com cuidado. “Para apresentar ao País uma proposta de uma previdência que possa atender os aposentados e criar condições para que a previdência siga mais forte, organizada e participativa”. A coordenação desse fórum permanente de discussão ficará a cargo do novo governo.

Lula disse ter certeza que vai tratar do assunto previdenciário com seriedade e compromisso. ” Como nenhum governo nunca tratou antes. Porque isso não é um compromisso de campanha, é de uma vida e de uma vida inteira que nós brigamos por isso”. O presidente eleito fez uma crítica ao governo sobre a condução em acordos com as perdas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço -FGTS- e planos Verão , Collor e Bresser. ” Houve uma certa irresponsabilidade. Desde o Plano Verão que a gente diz que é melhor ter dado aos pouquinhos do que não dar, porque depois perde na Justiça e fica muito mais difícil para o governo cumprir (os compromissos)”.

Para Lula, o mesmo pode acontecer em relação à falta de reajuste do funcionalismo público. ” Essa brincadeira de não dar reajuste para o funcionalismo público nesses oito anos, o que vai acontecer? questionou. Segundo Lula, se os sindicatos entrarem na Justiça podem conseguir dentro de 8 ou 10 anos, decisão favorável aos servidores, e com isso o governo teria que pagar ” todo o atrasado”. afirmou.

“Se você não pode pagar 6% ao ano, como vai pagar 5 ou 6 vezes, 6% de uma vez”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo