O governador Beto Richa (PSDB) fará sua primeira viagem internacional desde que tomou posse em janeiro deste ano. Beto embarca para o México na próxima quinta-feira (14), para o casamento de um sobrinho. O noivo é filho de Claudia, irmã da secretária da Família, Fernanda Richa.
O secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, deverá tomar posse já na próxima quarta-feira (13). Na agenda do governador, não está previsto nenhum compromisso oficial. Beto e Fernanda retornam ao Brasil no dia 24 de julho, conforme pedido de afastamento encaminhado à Assembleia Legislativa.
A viagem do governador coincidirá com o recesso parlamentar do Legislativo e o período em que o partido estará negociando a permanência do ex-deputado Gustavo Fruet no PSDB. Extraoficialmente, a informação é que Gustavo anunciará seu futuro partidário nos próximos quinze dias.
A tese de parte dos tucanos é que o governador deve evitar o envolvimento direto nas discussões com Gustavo e manter a neutralidade nas eleições do próximo ano, em que o prefeito de Curitiba e amigo pessoal Luciano Ducci (PSB) será candidato à reeleição. Se Gustavo permanecer no PSDB, será com o projeto de ser o candidato tucano a prefeito da capital.