Uma história envolvendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em muita discrição há duas décadas teve um desfecho surpreendente, quase cômico nos últimos meses: ele não é pai do filho da jornalista Miriam Dutra, como ele e os meios políticos nacionais acreditavam, rendendo sempre boatos e buxixos nas campanhas eleitorais das quais o tucano participou.
Dois exames de DNA, o último deles feito no início do ano, apresentaram um desfecho inesperado. O jovem Tomás, de 19 anos, que FHC reconheceu oficialmente como seu filho em 2009 em um cartório espanhol, não é filho dele. Embora tivesse feito o reconhecimento há dois anos, o ex-presidente antes disso sempre ajudou financeiramente a mãe do garoto a sustentá-lo.
Como morava entre Portugal e Espanha, para onde Miriam foi enviada pela Globo pouco antes do seu nascimento, Tomás tinha contato com FHC quando o ex-presidente viajava para a Europa. A curiosa situação, porém, sempre foi envolta em total reserva, quebrada somente com a publicação pela jornalista Mônica Bergamo de uma reportagem sobre o reconhecimento de Tomás na Folha de S. Paulo, em 2009.
Leia mais
