O nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi confirmado como o candidato do PT pela Executiva Nacional do partido em reunião nesta terça-feira (11), em Curitiba, substituindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial, agora que ele está impedido oficialmente de disputar as eleições deste ano. Conforme anunciado anteriormente, Manuela D’Ávila (PCdoB) integra a chapa como vice do petista.
A mudança na estratégia eleitoral do partido foi necessária depois que a candidatura de Lula foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Lima, por causa de sua condenação em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão foi tomada no prazo final de 10 dias estipulado no dia 1º pelo ministro Luís Roberto Barroso, para que o partido promovesse a substituição do nome do cabeça da chapa petista.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!
Encontro em Curitiba
Participaram da reunião em um hotel no centro de Curitiba, além de Haddad, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), a ex-presidente cassada Dilma Rousseff, o senador Lindbergh Farias (RJ) e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, além de outros dirigentes petistas.
Após a reunião, a cúpula petista segue para a vigília pró-Lula montada em frente ao prédio da Superintendência da Polícia Federal, onde o ex-presidente está preso desde 7 de abril. No local, está sendo montada uma estrutura para o anúncio do futuro do PT nas eleições presidenciais. A militância do partido foi convocada para o ato, previsto para 15h.
Antes do anúncio, Haddad deve se encontrar novamente com Lula. Pela manhã, ele já esteve com o ex-presidente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
https://www.tribunapr.com.br/noticias/politica/lula-cai-em-pesquisa-espontanea-para-9-e-bolsonaro-sobe-para-20-diz-datafolha/