Educadores, universitários, alunos e prestadores de serviços envolvidos nos projetos Fera (Festival de Arte da Rede Estudantil) e Educação ComCiência, da Secretaria Estadual de Educação (Seed), estão preocupados com a possibilidade de cancelamento da edição deste ano dos projetos que visam incentivar a arte e a cultura e aprofundar as discussões e pesquisas científicas, marcados para terem início neste mês.
Comunicados da Seed a alguns participantes dos eventos na noite de sexta-feira informavam que as atividades estavam extra-oficialmente canceladas, mas a secretaria não confirmou, ontem, a informação. Através da assessoria de imprensa, a Seed informou, apenas, que ?ainda está em resolução?. A primeira etapa do Fera está prevista para ter início no próximo dia 21, em Paranavaí, enquanto o ComCiência deveria começar no dia 27, em Arapongas.
Parceira da Secretaria de Educação na realização da primeira etapa do Educação ComCiência, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu, na sexta-feira, o aviso de que o programa seria cancelado, mas, segundo a Pró-reitoria de Extensão da UEL um comunicado oficial é aguardado nesta semana. As universidades chegaram a alterar seus calendários para que as atividades do projeto fizessem parte da grade curricular.
Um prestador de serviços contratado pelo ComCiência, que não quis se identificar, disse também ter recebido uma ligação informando o cancelamento. ?Eles explicaram, apenas, que houve problema no processo licitatório?, disse. Ele lembrou que teve de apresentar projeto, passar por processo seletivo e treinamento para participar do programa, abrindo mão de outros serviços.
Se cancelados, os eventos podem acarretar diversos prejuízos, uma vez que, além das adequações dos calendários das universidades, todos os profissionais já estão convocados e já passaram pela capacitação, além de milhares de cartazes de promoção do evento e regulamentos de participação já terem sido impressos para serem distribuídos nas escolas.
A edição 2007 dos programas já está comprometida. Com início previsto para o primeiro semestre, as atividades foram adiadas e o número de etapas diminuído, aumentando o número de municípios participantes de cada etapa. Os problemas ocorreram justo no ano em que os dois projetos passaram a ser administrados pela Diretoria de Lazer da Paraná Esporte, autarquia da Seed e que tem como diretora Alexandra Rodrigues Gil, que coordenava o Fera até o ano passado, mas foi nomeada diretora da Paraná Esporte em março deste ano.
Sobre o fato de uma autarquia com a finalidade de fomentar o esporte e o lazer estar responsável por projetos de cultura e iniciação científica, a secretaria disse ser normal, ?pois os três ?complementos? da educação funcionam juntos: esporte, ciência e cultura?.
O Projeto Educação ComCiência teve sua primeira edição em 2005, com a realização de seis etapas em diferentes regiões do estado, com o objetivo de favorecer a democratização do conhecimento, envolvendo alunos e professores da rede pública de ensino, em atividades como apresentação de trabalhos, visitação, participação em palestras e oficinas. No ano passado, foram realizadas outras seis fases. Para este ano, após o atraso, estão programadas quatro etapas, em Arapongas, Cascavel, Campo Largo e Maringá.
O Fera foi iniciado em 2004, com o objetivo de incentivar experiências nas diversas linguagens artísticas, trabalhando o conhecimento da arte e da cultura. Neste ano, estão previstas etapas em Paranavaí, Ponta Grossa, Medianeira e Cambé.