O ex-vereador de Curitiba e ex-deputado estadual, Aparecido Custódio da Silva, foi preso nesta segunda-feira (21), e condenado a uma pena de nove anos e dois meses de reclusão, em regime fechado, por desvio de dinheiro público Câmara Municipal de Curitiba.
Custódio da Silva foi condenado, por ter se apropriado, por 233 vezes, de parte da remuneração que era destinada a servidores nomeados para cargos de comissão do gabinete dele na Câmara Municipal de Curitiba, entre 1993 e 2000. A estimativa de desvio é de R$ 1,5 milhão.
Custódio ainda tem outra ação, que ainda não foi julgada. Caso ele seja condenado, pode cumprir 14 anos de reclusão em regime fechado, além de 15.558 dias-multa.
As duas ações foram propostas pela promotoria de Justiça e Proteção ao Patrimônio Público, e o mandado de prisão foi cumprido por integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
De acordo com a assessoria do Ministério Público Estadual, não há mais recursos disponíveis e a pena deve ser cumprida.
Custódio foi vereador por quatro mandatos e também chegou a ser deputado estadual por dois anos. O ex-vereador já esteve preso três vezes.