O Paraná perdeu, na noite de segunda-feira, uma de suas ex-primeiras damas. Nice Braga, viúva do ex-governador do Estado Ney Braga, morreu aos 82 anos, devido a falência dos rins. Ela estava internada há uma semana por conta de problemas respiratórios.
Ontem, durante o sepultamento, personalidades e familiares da paranaense prestaram a última homenagem. Conhecida com uma das mais atuantes primeiras damas, Nice Camargo Riesemberg Braga dedicou parte da vida à filantropia e colaborou com a Legião Brasileira de Assistência (LBA).
Nascida em 20 de abril de 1928, no município de Guarapuava, Nice casou com Ney Braga em 1949, que era viúvo e tinha quatro filhos do primeiro casamento. O casal teve três filhas, Nice Maria, Denise e Nylcea, além de 19 netos e 24 bisnetos.
O governador Orlando Pessuti lamentou a morte de Nice Braga. “Em nome do povo do Paraná faço uma manifestação de sentimento e pesar à família. Ney Braga foi prefeito de Curitiba, governador do Paraná por duas vezes e ministro da Agricultura e da Educação, e muito contribuiu para o desenvolvimento do Estado. Nossos sentimentos em nome do governo do Paraná”, disse.
Já a ex-primeira dama de Curitiba, Fernanda Richa, que esteve presente ao velório, reconheceu a atuação de Nice Braga em trabalhos assistenciais. “Temos que render homenagens a essa que foi uma das mulheres que mais estiveram presentes no desenvolvimento do Paraná e trouxe luz e esperança para quem já precisou”, disse.
Para Antônio Lacerda Braga Neto, filho do primeiro casamento de Ney Braga, o sentimento de tristeza pela perda não fica restrito à família, mas se estende para as pessoas que conviveram com Nice.
Braga Neto ressalta o importante papel que Nice teve por trás da brilhante trajetória de Ney Braga na política paranaense e nacional. “Ela acompanhava o meu pai de perto, mas sempre dava espaço para a política. Ela colaborou muito para que o meu pai fosse o que ele foi”, finalizou.