O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse na manhã desta quinta-feira (17) como ministro-chefe da Casa Civil em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Logo no início da cerimônia, o deputado Major Olimpio foi retirado por gritar “vergonha”.

continua após a publicidade

A solenidade ocorre em meio à turbulência provocada pela divulgação ontem (16) de escutas telefônicas com conversas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff. Nas redondezas do Palácio e dentro do local da cerimônia aconteciam protestos.

Por volta das 10h45 foram assinados os termos de posse de cargo ao lado da presidente Dilma Rousseff. Assinaram os termos o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como ministro-chefe da Casa Civil; Eugênio José Guilherme de Aragão, como ministro da Justiça; e Mauro Ribeiro Lopes, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Praticamente todos os ministros do governo estão presentes à cerimônia, à exceção de Jaques Wagner, novo ministro-chefe do gabinete pessoal da presidente, que teve problemas com voo que saia de Salvador e chegará mais tarde.

continua após a publicidade

“Pelos brasileiros, eu e Lula estamos juntos outra vez”, disse Dilma eu seu discurso. A presidente ainda reclamou “das midias que tentaram prejudicar o governo”. Lula não se pronunciou.

Pelas ruas de Curitiba, motoristas buzinaram durante o discurso da presidente.

continua após a publicidade