Munida com três escrituras públicas assentadas no Tabelionato de Notas de Fazenda Rio Grande, a ex-prefeita de Agudos do Sul Luciane Maira Teixeira, 40 anos, defende-se das acusações de estelionato e falsificação de documento público contidas em inquéritos instaurados pela delegacia do município que já comandou. Abalada e assegurando estar sendo vítima de uma ?grande armação política?, promovida por adversários que temem sua reeleição, ela promete provar na Justiça que nunca agiu com deslealdade. ?Vou contratar um advogado e processar estas pessoas que estão me prejudicando?, garante.
As acusações contra Luciane surgiram no início do ano, quando a lavradora Luciria da Trindade Cruz, 71 anos, moradora na localidade de Taquara Lisa (em Agudos), procurou a polícia para denunciar um desconto de R$ 103 de sua aposentadoria. Na ocasião disse que tinha sido enganada pela ex-prefeita, que lhe prometeu ajudar a instalar luz rural em sua propriedade, mas usou a papelada que assinou para comprar um colchão magnético.
Luciria é uma das pessoas levadas por Luciane ao Tabelionato de Notas, para em documento de fé pública desmentir a acusação; também Nereu José da Silva, a quem ela teria dado um documento falso do Instituto Ambiental do Paraná, e Maria do Carmo Keike, que supostamente teve documentos usados para a compra de um celular, foram ao tabelionato para dizer que Luciane é pessoa de bem e que foram procurados por outras pessoas do município para que difamassem a ex-prefeita. Mas a confusão não parou por ai, pois no dia 21 próximo passado (dois dias depois de Luciria ter comparecido no tabelionato de Fazenda Rio Grande), o filho dela – Neri Bueno da Cruz – assinou um termo de declaração na delegacia de Agudos do Sul, afirmando que sua mãe foi coagida e ameaçada para que retirasse a queixa contra Luciane.
Indignada ao tomar conhecimento da declaração, Luciane diz que estas pessoas estão sendo ?manipuladas? pelos seus adversários políticos. ?O escrivão da delegacia, que é pago pela prefeitura, vai na casa delas, tomar estas declarações?, afirma.