Estudantes protestam no Ministério da Fazenda contra ajuste fiscal na educação

O Ministério da Fazenda foi alvo de protestos mais uma vez. A sede da pasta está cercada desde as 4h30 da manhã desta quarta-feira, 10, por estudantes que se manifestam contra o ajuste fiscal que atinge o Ministério da Educação. “Estamos lutando contra o corte da educação e contra o ajuste fiscal que atinge a área”, afirmou o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mateus Weber.

Os manifestantes ainda não decidiram se continuarão na porta do prédio do ministério durante a madrugada. Eles querem ser recebidos pelo ministro Levy ou por algum secretário já que, nos Ministérios da Educação e do Planejamento, a informação que receberam é de a decisão sobre liberação de recursos para o financiamento estudantil é feita na Fazenda.

“Queremos que o ajuste não seja aplicado na Educação e os ministérios do Planejamento e da Educação falam que não têm responsabilidade sobre isso”, disse o estudante. Ele disse também que uma opção para o ajuste fiscal seria a taxação de grandes fortunas. “Acreditamos que essa seja uma saída para o ajuste fiscal”.

Durante o dia, a diretoria da UNE foi recebida pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, quando discutiram outras pautas além do ajuste. “Hoje nós também lutamos contra a votação da maioridade penal, que estava para ser votada numa comissão no Congresso”, disse Weber.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna