As diretorias da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e da Codapar (Companhia de Desenvolvimento do Paraná) vão cumprir uma agenda de visitas no Interior do Estado para discutir com os prefeitos a implantação do Programa Estradas da Integração.

continua após a publicidade

O objetivo do projeto é propor um sistema de gestão de estradas rurais com base nos conceitos de adequação, readequação e manutenção das vias. Além de permitir o tráfego das rodovias o ano todo, o programa quer atuar como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção das vias e aumentando sua vida útil.

O programa será coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e gerenciado pela Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná). A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística fornecerá os equipamentos para as obras. Em quatro anos, o governo pretende criar sessenta consórcios municipais e, por meio de contratos de gestão com as prefeituras, formar patrulhas mecanizadas nos municípios.

Primeira reunião

continua após a publicidade

A primeira reunião para discutir o projeto com as associações regionais foi conduzida pelo presidente da AMP, Gabriel Samaha, o Gabão. “Nós, prefeitos, temos muito claro quais são os problemas dos municípios e as soluções para resolvê-los. Uma delas é garantir aos cidadãos o direito de ir e vir. O objetivo desta reunião é exatamente discutir como o governo e as prefeituras podem garantir este direito”, explicou Gabão.

Estiveram presentes os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o Pepe; da Agricultura, Norberto Ortigara; do presidente da Codapar, Silvestre Staniszewski, o Tino; de Udo Bublitz, da Emater, e Jair Venduscolo, diretor de Desenvolvimento da Codapar, que explicou o projeto em detalhes aos prefeitos.

continua após a publicidade

A agenda definida na reunião terá que ser montada, mas vai incluir visitas a todas as regiões do Estado. Pepe destacou a união das várias instâncias do governo na realização de obras em benefício da população. Na mesma linha, Tino disse que vai colocar a estrutura da Codapar à disposição dos prefeitos para estruturar os consórcios municipais o mais rapidamente possível.

Ortigara explicou que o governo está viabilizando os recursos necessários às obras para concretizar o que ele definiu como o “novo desenho” das estradas rurais do Paraná. “Já temos uma parte destes recursos e estamos viabilizando o resto para garantir que todas as obras sejam realizadas até o final do governo Beto Richa”, afirmou.

BRDE e Defesa Civil

O diretor-financeiro do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Jorge Gomes Rosa Filho, também participou da reunião com os prefeitos. Rosa Filho explicou que o banco possui várias linhas de financiamento de apoio aos municípios. Entre elas, o Provias – programa de crédito para a compra de máquinas e equipamentos nacionais destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas.

A diretoria do BRDE também estuda a possibilidade de abrir duas linhas especiais de crédito: para o custeio de obras de pavimentação urbana e para os municípios afetados por desastres naturais. O chefe operacional da Defesa Civil do Paraná, major Antônio Hiller, também esteve presente e, entre outros temas, falou sobre as ações desenvolvidas pelo órgão de prevenção de tragédias naturais.