Municípios

Estado quer formar sessenta consórcios e patrulhas

As diretorias da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e da Codapar (Companhia de Desenvolvimento do Paraná) vão cumprir uma agenda de visitas no Interior do Estado para discutir com os prefeitos a implantação do Programa Estradas da Integração.

O objetivo do projeto é propor um sistema de gestão de estradas rurais com base nos conceitos de adequação, readequação e manutenção das vias. Além de permitir o tráfego das rodovias o ano todo, o programa quer atuar como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção das vias e aumentando sua vida útil.

O programa será coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e gerenciado pela Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná). A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística fornecerá os equipamentos para as obras. Em quatro anos, o governo pretende criar sessenta consórcios municipais e, por meio de contratos de gestão com as prefeituras, formar patrulhas mecanizadas nos municípios.

Primeira reunião

A primeira reunião para discutir o projeto com as associações regionais foi conduzida pelo presidente da AMP, Gabriel Samaha, o Gabão. “Nós, prefeitos, temos muito claro quais são os problemas dos municípios e as soluções para resolvê-los. Uma delas é garantir aos cidadãos o direito de ir e vir. O objetivo desta reunião é exatamente discutir como o governo e as prefeituras podem garantir este direito”, explicou Gabão.

Estiveram presentes os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o Pepe; da Agricultura, Norberto Ortigara; do presidente da Codapar, Silvestre Staniszewski, o Tino; de Udo Bublitz, da Emater, e Jair Venduscolo, diretor de Desenvolvimento da Codapar, que explicou o projeto em detalhes aos prefeitos.

A agenda definida na reunião terá que ser montada, mas vai incluir visitas a todas as regiões do Estado. Pepe destacou a união das várias instâncias do governo na realização de obras em benefício da população. Na mesma linha, Tino disse que vai colocar a estrutura da Codapar à disposição dos prefeitos para estruturar os consórcios municipais o mais rapidamente possível.

Ortigara explicou que o governo está viabilizando os recursos necessários às obras para concretizar o que ele definiu como o “novo desenho” das estradas rurais do Paraná. “Já temos uma parte destes recursos e estamos viabilizando o resto para garantir que todas as obras sejam realizadas até o final do governo Beto Richa”, afirmou.

BRDE e Defesa Civil

O diretor-financeiro do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Jorge Gomes Rosa Filho, também participou da reunião com os prefeitos. Rosa Filho explicou que o banco possui várias linhas de financiamento de apoio aos municípios. Entre elas, o Provias – programa de crédito para a compra de máquinas e equipamentos nacionais destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas.

A diretoria do BRDE também estuda a possibilidade de abrir duas linhas especiais de crédito: para o custeio de obras de pavimentação urbana e para os municípios afetados por desastres naturais. O chefe operacional da Defesa Civil do Paraná, major Antônio Hiller, também esteve presente e, entre outros temas, falou sobre as ações desenvolvidas pelo órgão de prevenção de tragédias naturais. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna