Representantes das correntes de esquerda e de grupos independentes do PT do Paraná se reúnem hoje em Curitiba, a partir das 19 horas, no Hotel Caravelle, para lançar um manifesto em defesa dos compromissos históricos do partido, assumidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2002. Denominado "Carta aos Petistas", o documento prega mudanças na política econômica e uma reaproximação do governo com os movimentos sociais.
O ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont é o convidado do encontro, promovido pelos mandatos dos deputados federais Florisvaldo "Rosinha" Fier e Clair da Flora Martins, do deputado estadual Tadeu Veneri e de vereadores do Estado. O documento marca o início do processo de disputa interna no partido, que este ano elege os novos diretórios nacional, estaduais e municipais, em setembro.
Raul Pont é um dos pré-candidatos à presidência nacional do partido, onde o atual presidente José Genoino é candidato à reeleição.
No Paraná, o atual presidente estadual do PT, André Vargas, da corrente Unidade na Luta, é candidato à reeleição, representando os moderados. Os grupos mais à esquerda buscam um nome de consenso para concorrer com Vargas, mas o encontro de hoje está longe de consolidar uma candidatura única no plano estadual – fórmula também perseguida nacionalmente.