Requião quer o partido |
O governador Roberto Requião participa, nesta sexta-feira, em São Paulo, de um encontro com governadores do PMDB e a direção nacional do partido. Os governadores e a executiva são favoráveis a que os peemedebistas entreguem os cargos que ocupam no governo federal. Em recente convenção nacional, essa decisão foi tomada por maioria. No entanto, os peemedebistas partidários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentam anular a decisão na Justiça.
Apesar de suas vinculações pessoais e políticas com o presidente Lula, Requião sempre defendeu, antes mesmo de sua posse e da do presidente da República, que o PMDB não ocupasse cargo no governo federal já que, para ele, a adesão do partido ao novo governo sempre soou como fisiológica, por trocar apoio por cargos. Requião defende que o PMDB se afaste do governo federal e concentre-se na discussão e na elaboração de uma proposta de política econômica alternativa à vigente, que considera prolongamento da orientação neoliberal do governo anterior.
Para a elaboração dessa política, o governador Roberto Requião já manteve encontro com os ex-dirigentes do BNDES Carlos Lessa e Darc da Costa, com o brigadeiro Sérgio Ferola (ex-comandante do Escola Superior de Guerra e um dos criadores da Embraer) e com o físico Bautista Vidal, mentor do Proálcool.
No encontro de hoje, em São Paulo, além dos governadores, estará presente o presidente nacional do partido, deputado Michel Temer (SP). A cúpula do partido vai discutir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a anulação da convenção nacional peemedebista do dia 12, determinada, anteriormente, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na convenção nacional do dia 12, foi aprovado o rompimento da legenda com o governo. Ao encontro de hoje, na capital paulista, comparecem os governadores do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, do Paraná, Roberto Requião, e de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PE), além do secretário de Governo do Estado do Rio Anthony Garotinho, como representante da governadora Rosinha Garotinho.