O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Editora JB, do empresário Nelson Tanure, a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais ao jornalista Lourival Sant’Anna, do jornal O Estado de S. Paulo.
A decisão, de segunda instância, confirma o entendimento de que Sant’Anna foi alvo de campanha difamatória em textos publicados em 2006 pelos jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil, então controlados por Tanure.
Os textos com ataques ao jornalista foram publicados depois que Sant’Anna assinou reportagem com o perfil de Nelson Tanure, empresário que tinha na época interesse em adquirir a companhia aérea Varig.
Em janeiro de 2006, tanto o Jornal do Brasil quanto a Gazeta Mercantil divulgaram textos em que o jornalista do Estadão foi acusado de divulgar um dossiê “falsificado” contra Tanure.
Em sua decisão, o juiz Paulo Alcides Amaral Salles escreveu que, “a despeito da conduta desonrosa da ré (Editora JB)”, a reputação de Sant’Anna – alvo de manifestações de solidariedade da Federação Nacional dos Jornalistas e da Associação Brasileira de Imprensa – “não foi fortemente abalada nem caiu em descrédito”.