Barros: equilibrar finanças |
Sílvio Barros (PP) assume a Prefeitura de Maringá com a preocupação de criar em sua equipe uma identidade de compromisso com a missão assumida durante a campanha, de fazer uma administração em sintonia com a expectativa da população: "Queremos deixar claro, desde o início, a diferença nos estilos de fazer o melhor possível para a infra-estrutura da cidade", explica.
O carro-chefe de seu programa de governo é a geração de emprego e renda. E o primeiro passo previsto, desburocratizar as relações entre empresas e a Prefeitura, agilizando, por exemplo, a concessão de alvarás. É sua intenção também atrair os segmentos organizados da sociedade, principalmente as associações de bairros, para participar da busca de mecanismos capazes de gerar novos postos de emprego na iniciativa privada. Para estimular as micro e pequenas empresas, incentivos fiscais e parcerias, em tudo o que for possível, com a Prefeitura.
Mas os primeiros levantamentos de sua equipe de transição mostraram áreas com problemas tão sérios que o prefeito está revendo o planejamento inicial de ações emergenciais. Saúde é uma delas: "Nos deparamos com atrasos no pagamento aos prestadores de serviço, em alguns casos tão grande que está inviabilizando sua atuação. Precisamos equilibrar financeiramente o sistema de saúde no município já nos primeiros dois meses da gestão. E para isso vamos buscar um entendimento claro e amplo com todos os segmentos envolvidos, num verdadeiro mutirão de soluções para garantir condições de funcionamento à rede pública hospitalar. Paralelo a isso, é preciso fazer mudanças no atendimento, ampliando os postos com expediente mais longo e concluindo a informatização do sistema", antecipa.
Barros também está programando ações imediatas na área de serviços públicos, que vão desde a limpeza de praças e parques até a conservação da malha viária municipal: "Recebemos o relatório de empresa contratada para fazer um levantamento da conservação de obras públicas e pavimentação das rodovias municipais e ele revelou uma situação muito mais grave do que esperávamos. Cerca de 15% do sistema viário está em condições precárias em decorrência da falta de conservação. Para evitar que isso se agrave ainda mais, vamos ter que agir de imediato, com operações que vão desde um simples tapa-buraco até a substituição da pavimentação.
Segurança do trânsito
Na área de segurança pública, o trânsito é uma das principais preocupações dos maringaenses, em função da freqüência e da gravidade dos acidentes automobilisticos registrados no município. Para organizar o setor, a nova administração está trazendo um técnico respeitado nacionalmente, Luiz Miúra, que fez trabalhos elogiadíssimos em Brasília, por exemplo. Ele vai trabalhar em conjunto com o Conselho Comunitário de Segurança implantando, já nas primeiras semanas, uma campanha de respeito à faixa de pedestre.
Para o setor de Educação, a meta do novo prefeito é incluir Maringá no Sistema de Aprendizado em Educação Básica: "Temos uma estrutura física reconhecidamente boa na área de educação. Mas é preciso investir mais na qualificação, modificando a metodologia de ensino".