O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy reuniu-se hoje por cerca de uma hora com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.
Segundo o Planalto, foi uma visita de cortesia. Ele veio ao Brasil para uma palestra em São Paulo, hoje. É a primeira passagem dele pelo Brasil desde que deixou a Presidência da França, em maio deste ano, após ser derrotado pelo socialista François Hollande.
Durante seu governo, uma das marcas da relação com o Brasil foi o comércio na área militar, com a compra de helicópteros e submarinos franceses. No entanto, o principal ponto foi a negociação para a compra de 36 caças pela Força Aérea Brasileira.
O negócio bilionário ainda não foi concluído. A francesa Dassault é uma das empresas cogitadas pelo governo brasileiro, ao lado da americana Boeing e da sueca Rafale. Sarkozy sempre defendeu o negócio com a Dassault.
Após sair da presidência, Sarkozy disse que se afastaria da política. Na semana passada, iniciou carreira como palestrante. Esteve em Nova York no último dia 11, em palestra organizada pelo banco de investimentos brasileiro BTG Pactual, do banqueiro André Esteves.
Hoje, em São Paulo, ele profere nova palestra a convite do BTG Pactual, sobre a crise econômica europeia, para cerca de 200 empresários brasileiros.