Com uma agenda de sete encontros com chefes de Estado e representantes estrangeiros imediatamente após a posse, a presidente Dilma Rousseff mostrou ontem que não deve deixar de lado as relações internacionais tão cultivadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No discurso já como ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota deu a agenda de viagens da presidente para os próximos meses.

continua após a publicidade

A partir da segunda semana de janeiro, a presidente começa a viajar, dando prioridade aos vizinhos Argentina e Uruguai. Em fevereiro, deverá comparecer à Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), em Lima (Peru). Estados Unidos e China também estão na lista prioritária.

Depois de Argentina, Dilma deve visitar o Uruguai. De acordo com Patriota, na conversa entre a presidente e seu colega José Mujica, foi acordado que seria mantida a frequência de encontros a cada três meses. Dilma também prometeu apoio ao governo uruguaio na implantação de seu sistema de TV digital, que seguirá o modelo nipo-brasileiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade