continua após a publicidade

Foto: Anderzon Tozato/O Estado

Para FHC, o que Lula fez é para impeachment.

Escalado para o contra-ataque palaciano ao ninho tucano, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse ontem que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ?perdeu o equilíbrio emocional e político? quando afirmou, em palestra sobre ética e cidadania, que as irregularidades cometidas por petistas no governo justificariam o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.?Fernando Henrique está desequilibrado porque vem sendo escondido por seus companheiros do PSDB e seu governo de oito anos (1995 a 2002) é ignorado na campanha?, rebateu Tarso.

Articulador político do governo Lula, o ministro foi além: para ele, Fernando Henrique não consegue esconder o desejo de voltar à cena política para se ?vingar? dos candidatos do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, e ao governo paulista, José Serra, que não mostram sua administração na propaganda eletrônica. ?É lamentável que isso venha de um ex-presidente, que diz ser um grande príncipe da intelectualidade, mas trata de maneira arrogante os tucanos e o próprio governo?, provocou Tarso, em tom irônico. ?A motivação psicológica dele é clara: quer se vingar dos seus colegas porque está isolado. O seu governo não é defendido, sua figura não é lembrada e sua fisionomia política é depreciada por seus companheiros?, provocou.

O novo bombardeio de Fernando Henrique na direção de Lula foi feito na segunda-feira, em São Paulo. Em palestra sobre ética e cidadania, ele disse que o quadro político brasileiro ?piorou muito? na gestão petista por disseminar a corrupção. Ao falar sobre a imensa crise política que atingiu o governo, FHC foi taxativo: garantiu que Lula deveria ser ?responsabilizado?.

continua após a publicidade

O presidente ficou muito irritado com Fernando Henrique e, ainda no Rio – onde deu entrevista à Rádio Tupi -, pediu a Tarso que respondesse no mesmo tom. Em conversas reservadas, Lula afirma que seu antecessor tem ?inveja? dele e ?não se conforma? em não aparecer na campanha. No Planalto, petistas dizem ter pesquisas indicando que FHC ?tira votos? e, portanto, não é bom cabo eleitoral.

Sarcástico, Tarso insistiu em que Alckmin deveria defender o ex-presidente em seu programa eleitoral na TV. ?Mas, como isso não pode ser feito, parece haver uma espécie de divórcio no ninho tucano?, interpretou. ?Agora, ao falar em impeachment, ou ele está chamando o PSDB e seus aliados de irresponsáveis na ação política, porque a teoria do sangramento de Lula fracassou, ou está dizendo que tiveram medo de aprofundar as investigações, já que elas pegaram indistintamente todos os partidos, inclusive o PSDB e o PFL.?

continua após a publicidade