Mal foram anunciados pelo governo o corte de despesas do governo e o aumento de impostos, a oposição ao Planalto já reagiu negativamente. O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), disse que não há chances de passarem no Congresso as medidas que dependem do Legislativo para se tornarem realidade. Ele disse ainda que lançará a campanha “Basta de Impostos!”.
A volta da CPMF anunciada na tarde desta segunda-feira, 14, depende da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O Legislativo também precisa aprovar uma série de medidas provisórias e projetos de lei para garantir o sucesso do pacote.
Para Mendonça, a chance para que o Congresso leve o plano do governo adiante é “zero”. “Vamos rechaçar”, disse o parlamentar ao jornal “O Estado de S. Paulo”. “Vamos lançar a campanha Basta de Impostos!”, afirmou Mendonça.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi procurado pela presidente Dilma Rousseff pouco antes do anúncio à imprensa. Eles conversaram por telefone. Cunha ainda não se manifestou sobre as medidas.