O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, visitou ontem em Alagoas cinco cidades atingidas pelas enchentes no Estado e defendeu a criação de uma Defesa Civil Nacional. Durante entrevista, Serra – o primeiro presidenciável a visitar a região após o desastre – ainda se disse confiante com os resultados das últimas pesquisas, que apontam empate com a adversária Dilma Rousseff (PT).

continua após a publicidade

Acompanhado do governador do Estado, Teotônio Vilela Filho (PSDB), Serra sobrevoou os municípios de União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo e Quebrangulo. Ele se disse impressionado com os estragos. O tucano afirmou que a Defesa Civil Nacional serviria não só para ajudar as cidades atingidas por catástrofes mas também para prevenir situações similares.

O candidato defendeu a renegociação da dívida do Estado com a União. Para ele, não tem sentido Alagoas continuar pagando ao governo federal cerca de R$ 40 milhões por mês. Prometeu, se eleito, transformar esse pagamento em investimentos para o Estado.

Debates

continua após a publicidade

Na entrevista, Serra disse que Dilma foge dos debates, mencionando a ausência da candidata no encontro de quinta-feira na Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Sobre a escolha de seu vice, Indio da Costa (DEM-RJ), afirmou que foi uma decisão pessoal, com base no talento do deputado e no seu trabalho na campanha do projeto Ficha Limpa. Disse que, como a indicação do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) não deu certo, ele escolheu um representante do Rio, pela importância do colégio eleitoral.