Prof. Nardier João Orsi,
Irmão Marista, PUCRS.

continua após a publicidade

Deputado

É muito interessante e útil conhecer a etimologia de certos vocábulos para dar-lhes o verdadeiro sentido. Embora a evolução da semântica seja uma realidade incontestável e viva, vemos na raiz do vocábulo a significação primeira e básica das palavras.

Iniciando com a palavra deputado, temos a raiz pu do verbo em sânscrito: limpar. Daí temos purus , depurado, puro, sereno, simples. O verbo putare deriva da raiz purus. E o verbo deputare, que tem o supino deputatum, é derivado de putare.

O verbo putare, bem como deputare, tem várias acepções interessantes: 1- limpar, purificar, conforme Varrão. 2- Desbastar, podar, cortar, de acordo com Virgílio. 3- Em sentido figurado: verificar uma conta, apurar, na explicação de Cícero. 4- Contar, calcular, segundo Catulo. 5- Avaliar, considerar, estimar, consoante Cícero. 6- Julgar, ?pensar?, crer, na opinião de Cícero. 7- Imaginar, supor, na expressão de Sêneca.

Quem observa a riqueza destes vocábulos, poderá ver nas suas significações em português uma quantidade de atributos que nossos deputados devem ter em vista de uma tarefa que lhes foi delegada.

Senador

continua após a publicidade

O vocábulo senador vem do verbo senescere, ser velho, envelhecer. Em português temos palavras com esta raiz: senado, senatorial, senil, sênior.

Era costume entre os romanos escolher os senadores entre as pessoas mais adultas, mais idosas, com mais experiência no processo de governo do país.

continua após a publicidade

Cícero, explicando a expressão senatus populusque Romanus, (SPQR), quis acentuar que não pode haver dissociação entre Senado e o povo. São duas coisas ligadas e íntimas. O povo defendido por seus representantes mais capacitados, mais idosos.

Daí, que na Constituição Brasileira exige-se para o Senado uma idade mais avançada que a do deputado.

Tanto o Deputado, como o Senador, devem ter em vista o bem público, embora cada qual tenha atuação específica.

Presidente

Sabemos bem da importância de um presidente. A grande responsabilidade que esta pessoa carrega, faz com que lhe tenhamos todo respeito e a devida atenção.

O vocábulo presidente provém do verbo latino praesidere, que, desmembrado, fica: prae: diante de, ante, em face de; sedere assentar-se, estar sentado. A palavra sedere vem do sânscrito: sindate, (e no grego: Hedos).

Presidente é uma pessoa que se assenta diante de; que preside, chefia, governa, comanda, dirige, administra, guarda.

Conforme César, é ocupar o primeiro lugar, estar à testa de; Tácito diz comandar, dirigir; Salústio vai mais longe, dizendo significar: proteger.

Governador

O termo latino gubernare vem do grego Kubernao.

Gubernator, do latim deu governador, e vem a ser: piloto, timoneiro, patrão, administrador, gerente. Gubernaculum é leme, em latim; no sentido figurado é direção, governo, nas explicações de Cícero.

Gubernare, governar, é dirigir, pilotar, gerir.

Governar é conduzir, regular o andamento de, ter autoridade sobre, ser o motor ou a ação diretriz, dirigir os atos, ter grande influência no espírito de, determinar a maneira como hão de ser feitas as diferentes tarefas de uma casa.

As pessoas do presidente e governador têm um encargo deveras difícil.

Todos os que possuem uma parcela de poder nesta terra devem procurar pedir a Deus, como o Rei Salomão, a necessária sabedoria para reger com prudência, firmeza e inteligência os destinos das nações e estados que estão sob sua administração.

Prefeito

Eis alguns conhecimentos acerca do vocábulo prefeito.

No latim, temos praefectus, do verbo praeficere, que expressa: pôr à frente, prepor, nomear chefe, dar o comando, assinar. Desdobrando a palavra temos: prae, que quer dizer diante de, ante, na frente; este prefixo prae tem sentido de preferência, anterioridade, superioridade. Fectus, factus, do verbo facere, vem a ser: feito, realizado. Daí a palavra prefeito tem o sentido geral de uma pessoa feita, colocada à frente de uma comunidade para reger seus destinos.

Em sentido próprio, conforme o escritor latino Tácito, prefeito é governador, administrador, chefe, intendente.

Em sentido particular, conforme César, Tácito e Suetônio, é comandante, almirante, capitão de um navio, general e governador de província do Império.

Na  França é o administrador geral de um departamento; magistrado, em alguns cantões da Suíça; em alguns países, é funcionário de colégio, encarregado de manter a disciplina; é superintendente ou chefe de polícia, em alguns países; é superior de um convento; é título de diversos cargos eclesiásticos, no Vaticano. No Brasil, o prefeito está investido do poder executivo nas municipalidades.

Vereador

Existe em latim o verbo vereor, vereri, depoente, que significa respeitar, acatar, estar cuidadoso.

Em português, o verbo verear tem o sentido de administrar, reger, governar, vigiar, encaminhar, pôr na vereda.

Fazendo o paralelo, o vereador é aquele que é cuidadoso, que vigia, que exerce as funções de administrador, de vigilante, zelando pelos bens comuns de uma Comuna.

Temos os termos: vereação, ação de verear; vereamento, exercício dos vereadores.

Em Portugal o vereador chama-se camarista.

Grandes são as responsabilidades do prefeito e do vereador. Ambos têm a confiança do  povo e procuram gerir da melhor forma os bens de uma comunidade e proporcionar-lhe o bem-estar possível, grande aspiração dos homens.

Aditamento

Existem os vocábulos veador, vedor, isto é, que vê: inspetor, fiscal.

Em Porto Alegre, RS, há uma rua denominada ?Veador Porto?, perpendicular à Av. Ipiranga, no bairro do Partenon.