Eduardo adia explicações à CPI do Porto

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, não compareceu ontem à Assembléia Legislativa para falar aos deputados sobre os danos causados pela explosão do navio chileno Vicuña sobre o Ecossistema da região e sobre carta que remeteu a parlamentares colocando em dúvida sua conduta à respeito do assunto. Em comunicado dirigido ao presidente da Casa, deputado Hermas Brandão (PSDB), Requião pretextou um imprevisto e solicitou a definição de uma nova data para o seu depoimento.

Ele foi convidado a comparecer em plenário por iniciativa da bancada de oposição, que pretendia inicialmente convocá-lo. Mas um acordo com a liderança do governo acabou transformando a convocação em convite. O líder da oposição, deputado Durval Amaral (PFL), disse que vai insistir em sua presença para esclarecer as dúvidas que o superintendente levantou em relação a deputados, acusando-os de estarem à serviço de multinacionais e da Monsanto. Como a afirmação foi feita de modo genérico, durante entrevistas à emissoras de rádio, Amaral entende que o superintendente deve dar "nomes aos bois", até para que se decida se o caso deve ser encaminhado à Comissão de Ética do Legislativo para averiguação.

Com isso, em vez de Eduardo Requião, os deputados assistiram a um vídeo apresentado pelo presidente da Comissão Especial de Inquérito criada especialmente para acompanhar os desdobramentos do acidente ecológico na baía de Paranaguá, Neivo Beraldin (PDT). O filme mostrava trechos dos depoimentos colhidos em reunião ocorrida na última quinta-feira, em Paranaguá, e algumas das áreas atingidas pelo vazamento de óleo e metanol.

CPI

A CPI do Porto também se reuniu ontem, pela manhã, em sessão secreta, para ouvir o delegado José Roberto Jordão, que conduziu o inquérito para apurar o sumiço de 1,6 mil toneladas de soja do Porto de Paranaguá no ano passado. O engenheiro da Appa, André Luiz Chapaval, não compareceu, e foi intimado para depor hoje, às 17h.

Na pauta de ontem, para o período da tarde, estavam o ex-diretor técnico do porto, Ogarito Linhares; os representantes da Catallini Transportes Marítimos Ltda., Roberto Catallini e José Manoel Chaves; o representante da Uninave Transportes Marítimos, Paulo Paiva, além do representante da Associação Comercial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Adriano Vidal. O diretor da empresa carioca Bandeirantes, que executa serviços de dragagem para a Appa, Eduardo Sudahia, foi reconvocado para a próxima segunda-feira (dia 6).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo