É preciso evitar casos como o de Cláudio, diz ministro

O Ministro do Turismo, Vinicius Lages, defendeu nesta sexta-feira que o Brasil precisa desenvolver a infraestrutura aeroportuária para “servir os brasileiros onde precisa, e não onde não precisa”, disse, em uma referência ao aeroporto de Cláudio (MG). “Construir um aeroporto que permita a aviação sem homologação é incompatível com o País que queremos”, alfinetou. O ministro disse que a aviação regional deve ser desenvolvida de maneira a evitar “novos aeroportos de Cláudio” e defendeu que a expansão regional e o transporte aéreo sejam encarados como política pública.

O aeroporto de Cláudio foi construído pelo ex-governador de Minas Gerais e candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, em uma área desapropriada de um parente do político. A pista não tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para funcionar, mas o candidato admitiu tê-la usado em visitas à fazenda da família.

Para Lages, os recursos do setor devem ser destinados para os principais destinos turísticos e polos econômicos ainda não servidos. Ele citou como exemplo a região gaúcha de Gramado e Canela, que embora receba cerca de 5 milhões de turistas por ano, não conta com aeroporto próprio e é atendida por Caxias do Sul. “Não adianta ter oferta, precisa pensar nos elos que possam fazer (o tráfego) fluir”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna