O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem legitimidade para participar do debate político em torno da sucessão presidencial e também para fazer comparações entre o governo dele e o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“É bom para nós que ele (FHC) compare as duas administrações. Esse debate nos interessa”, disse Tarso, convicto de que a gestão petista foi infinitamente superior a dos tucanos.
Em artigo publicado ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo, Fernando Henrique criticou a estratégia adotada pelo governo Lula para vencer as eleições de outubro, segundo ele, de criar inimigos a enunciar inverdades. “Se o lulismo quiser comparar, sem mentir e sem descontextualizar, a briga é boa”, afirmou o ex-presidente, no texto.
Tarso participou hoje de assinatura de convênio com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para incluir a segurança pública no programa de cursos superiores de tecnologia do Ministério da Educação (MEC). O objetivo, de acordo com Tarso, é qualificar os profissionais de segurança pública de todo o País.
O ministro da Justiça deixará o cargo na quarta-feira para se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul. Ele disse que deixa como marca da sua administração o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que, segundo Tarso, “mudou o paradigma da segurança no Brasil”.