Ducci anuncia equipe de transição da Prefeitura

O vice-prefeito eleito de Curitiba, deputado Luciano Ducci (PSB), encarregado pelo prefeito eleito Beto Richa (PSDB) de coordenar a transição no governo do município, anunciou ontem a equipe que irá ajudá-lo nessa tarefa.

É a seguinte a equipe: o médico pediatra e mestre em Saúde Pública Carlos Homero Giacomini; o arquiteto e urbanista Clodualdo Pinheiro Júnior; o também arquiteto e urbanista Gilberto Bueno Coelho; o advogado Ivan Bonilha, assessor jurídico do Tribunal de Contas; e Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani, economista e membro do Fórum Brasil do Orçamento. Todos colaboraram na formulação do plano de governo da coligação Curitiba Melhor pra Você.

A reunião de ontem, segundo Ducci, serviu para definir a estratégia para o trabalho dos próximos dias com o objetivo de recolher informações sobre a gestão anterior e sobre as medidas do prefeito Cassio Taniguchi (PFL) que terão impacto direto nas finanças do município a partir do ano que vem. Os dados servirão de base para planejamento das primeiras ações do novo governo, no início de janeiro.

Na semana que vem, com o retorno de Richa de uma viagem de descanso, o grupo pretende se reunir com Taniguchi e a equipe de transição que ele deverá indicar no início da semana para auxiliar nesse levantamento.

Pauta

Na pauta do grupo de transição têm prioridade as questões do ISS e do IPTU, as modificações no projeto de orçamento encaminhado à Câmara Municipal, e as licitações em andamento, em especial a do lixo. Tramitam no Legislativo várias propostas de redução do ISS que, de acordo com Ducci, precisam ser melhor discutidas: “Defendemos que essa redução não seja generalizada, mas dirigida ao pequeno e médio empreendedor, vinculada a geração de empregos e em regiões de risco social”.

Quanto ao IPTU, Richa já adiantou que vai solicitar ao prefeito que revogue o decreto que estabelece o desconto de 20% para o pagamento antecipado do IPTU até o dia 3 de janeiro. Como isso implica em constituição de receita e vai atingir diretamente a próxima administração, a intenção é, pelo menos, estender até os últimos dias de janeiro a vigência desse prazo.

O vice-prefeito eleito observa que o plano de governo já tem quantificadas financeiramente suas propostas para o ano que vem, mas é necessário detalhar no orçamento previsto o que é preciso alterar para permitir que sejam concretizadas. Nessa conversa será fundamental a participação dos vereadores, pois eles podem garantir através de emendas os ajustes necessários. Além disso, acrescenta, as propostas de campanha também exigem reformas administrativas que serão avaliadas a fundo por técnicos de cada setor envolvido.

Cinco técnicos compõem a equipe

A equipe de transição é composta por técnicos renomados. O arquiteto e urbanista Gilberto Bueno Coelho, 60 anos, tem especialização em Planejamento Urbano e Regional e Engenharia Urbana, é professor de Planejamento Urbano e Regional do departamento de Arquitetura da UFPR, foi coordenador-geral da Região Metropolitana no governo José Richa, coordenador de estudos e projetos e da Ação Regional da secretaria estadual de Planejamento, além de chefe do departamento de Arquitetura e urbanismo da UFPR.

O advogado Ivan Bonilha, 37 anos, é mestre em Direito do Estado pela PUCPR, professor da Faculdade de Direito de Curitiba, assessor jurídico do Tribunal de Contas, conselheiro estadual da OAB/PR.

Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani, 44 anos, é economista, pós-graduado em Teoria Econômica pela Unicamp, técnico do Ipardes, ex-presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná por três mandatos, ex-representante do Paraná no Conselho Federal de Economia e membro do Fórum Brasil do Orçamento.

O arquiteto e urbanista Clodualdo Pinheiro Júnior, 36 anos, realizou projetos em Milão, Cingapura, Chicago, Cidade do Porto e diversas cidades brasileiras. Foi convidado a expor seus edifícios em Barcelona (1998), Curitiba (1999), Nova York (2001). Recebeu diversos prêmios, entre eles uma menção honrosa da Unesco/UIA (2002), e Prêmio Votorantim da V Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Carlos Homero Giacomini, 49 anos, médico pediatra e mestre em Saúde Pública, é funcionário da Prefeitura desde 1985. Presidiu o Instituto Municipal de Administração Pública – Imap – na primeira gestão de Cassio Taniguchi, e foi secretário de Recursos Humanos da Prefeitura durante parte da segunda gestão. Também foi diretor de Planejamento da secretaria estadual de Saúde em 1995/1996. (SCP)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo