Doze candidatos disputam hoje duas das três vagas destinadas ao Paraná no Senado, que serão desocupadas pelo senador Osmar Dias (PDT) e Flávio Arns (PSDB), que encerram seus mandatos.
A terceira cadeira pertence ao senador Alvaro Dias (PSDB), eleito em 2006. Atrelados às duas principais candidaturas ao governo, de Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), quatro candidatos são apontados como os mais competitivos.
Liderando as pesquisas divulgadas durante a campanha eleitoral, estão o ex-governador Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann, ex-presidente estadual do PT. Na chapa liderada pelo PSDB, estão os deputados federais Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP). Barros e Fruet disputam pela primeira vez uma eleição majoritária.
Requião já exerceu mandato de senador, entre 1994 e 2002. Gleisi disputou a eleição em 2002. Ficou em segundo lugar, perdendo para o senador Álvaro Dias. Gleisi voltou a disputar cargo majoritário em 2008, quando concorreu à prefeitura de Curitiba e perdeu para Beto Richa. Requião deixou o governo em abril para disputar o Senado.