Dobrandino, um líder provisório

O deputado estadual e presidente do PMDB no Paraná, Dobrandino Gustavo da Silva, assume a partir desta segunda-feira (14), a liderança do governo na Assembléia Legislativa. Trata-se de uma solução natural, já que ele era vice-líder, porém provisória. Dobrandino deve permanecer no cargo até que o governador indique o substituto do petista Natálio Stica, que renunciou no início da semana em função do papel do PMDB na eleição do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

De acordo com Dobrandino, o convite partiu do governador Roberto Requião (PMDB). ?Aceito comandar a liderança interinamente e vou trabalhar para fazer o melhor dentro das responsabilidades que o cargo exige?, disse o deputado. ?É mais uma missão a ser cumprida?, completa. Dobrandino diz ainda que Requião tem autonomia para escolher o novo líder. ?Isto será feito nas próximas semanas?, acrescenta.

Seu nome chegou a ser cogitado para a liderança em definitivo em razão de sua lealdade ao governador. Mas representaria um problema para a manutenção da já claudicante aliança com os petistas. Ele foi ferrenho adversário do partido em Curitiba, onde defendia o lançamento de candidatura própria à Prefeitura, quanto em Foz do Iguaçu, onde o filho Sâmis, candidato à reeeição, foi derrotado por aliança que incluia o PT.

Nesse quadro, o nome do ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, continua uma das opções para a liderança governista, embora seja aquisição recente do partido. Outro nome é o do deputado Marcos Isfer (PPS). Pelo menos era cogitado até ontem, quando caiu como uma bomba nas hostes pepessistas a notícia de que o prefeito de Nova América da Colina foi atraído para o PMDB. Isso pode azedar a relação com PPS, integrante da bancada aliada.

O nome do deputado Angelo Vanhoni, que ocupou o posto antes de Stica, é outra possível opção de Requião. Mas há quem diga que seria mais uma solução temporária, uma vez que o PT se articula para lançar candidatura própria ao Palácio Iguaçu no ano que vem, entrando em rota de colisão com o PMDB.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo