politica

Do Planalto, Vale Rocha faz primeira reunião com equipe de Direitos Humanos

Na sala que pertencia ao presidente Michel Temer na época em que era vice de Dilma Rousseff, o subchefe de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, reúne nesta quarta-feira, 21, pela primeira vez a equipe de Direitos Humanos, pasta que comanda desde a véspera com a saída de Luislinda Dias de Valois do cargo. Rocha acumulará as duas funções e também permanece como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A ideia da reunião – que conta com cerca de 30 pessoas do ministério – é iniciar a transição e também para que Vale Rocha “tome pé da situação”. A pasta de Direitos Humanos vai cuidar também de temas que estão no centro da preocupação do governo – como a intervenção do Rio e também o trabalho com refugiados da Venezuela em Roraima.

O subchefe da Casa Civil já havia sido cotado para assumir outras pastas no governo e foi citado como candidato a comandar o Ministério da Segurança Pública, que Temer prometeu criar em breve. Vale Rocha se tornou um homem de confiança do presidente, mas é figura controversa dentro do governo, sempre lembrado por ter advogado para o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ) – preso em Curitiba desde 2016 e já condenado na Operação Lava Jato.

Segundo fontes do Planalto, Temer avaliava levar a Secretaria de Direitos Humanos de volta para o Ministério da Justiça nas mudanças que fará. No entanto, agora com a nomeação de Vale Rocha, o presidente deve manter a pasta com status de ministério até o fim do governo. Rocha, porém, deve permanecer como interino, por enquanto, para cuidar também dos assuntos da SAJ.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo