A oito dias do prazo final, 30 de junho, para que os partidos escolham oficialmente seus candidatos e coligações para as eleições municipais de outubro, estão confirmadas sete candidaturas à prefeitura de Curitiba.
Além do PSC, que ainda não formalizou a aliança com o PT e nem desistiu oficialmente da candidatura do deputado federal Ratinho Junior a prefeito, falta ainda a definição do PR, que negocia coligações com PMDB, PT e PSDB, mas também mantém em aberto a possibilidade de lançar o deputado estadual Carlos Simões na disputa.
Hoje, 22, o PSOL faz convenção para confirmar a candidatura do advogado Bruno Meirinho à prefeitura. E avalizar uma coligação com o PSTU e PCB, que deverão indicar o candidato a vice-prefeito. A convenção do PSOL será na casa de um militante do partido, no bairro Vilas Oficinas, a partir das 9 horas.
Ontem, a direção do PC do B confirmou que lançará o ex-deputado federal e ex-presidente da Paraná Esporte Ricardo Gomyde à prefeitura. Ele será homologado no próximo sábado, dia 28, na convenção do partido. Apesar de ter rejeitado ao convite para aliança feito pelo PT e PMDB, a direção do PC do B, avisou que fará uma campanha de oposição à reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB), mas diferenciando-se de peemedebistas e petistas, seus tradicionais aliados. Gomyde anunciou que o candidato a vice-prefeito será o médico Mário Ferrari, militante do partido.
Também ontem, o PMN fez convenção no Clube de Sargentos e Tenentes, no Centro Cívico, onde aprovou a aliança de apoio à candidatura a prefeito do PT. A candidata Gleisi Hoffmann participou da convenção do novo aliado.
Na noite de anteontem, 20, foi a vez do PRB formalizar a coligação com o PT. A queda de braço interna, travada pelo grupo que pretendia apoiar Beto, foi vencida pelo grupo do deputado estadual Edson Praczyk, que defendia a composição com o PT.
O PV também referenda no próximo sábado, dia 28, no Espaço Cultural Calamengau, nas Mercês, o nome do analista do Banco Central Maurício Furtado para concorrer à prefeitura. Por enquanto, ainda não foi escolhido o candidato a vice-prefeito, que será indicado na convenção.
O PTB confirma a candidatura do deputado estadual Fábio Camargo a prefeito no próximo domingo, 29. Camargo terá como candidata a vice a professora Vera Helena Teixeira, do PRTB.
Nesta semana, será formalizada a aliança da reeleição do prefeito Beto Richa. O PSDB e aliados em torno da candidatura deixaram para realizar suas convenções entre os dias 27 e 28. O PSDB reúne seus filiados no sábado, dia 28, no Paraná Clube, para lançar oficialmente Beto.
Os Democratas fazem junto com os tucanos a sua convenção. Já o PDT faz a convenção no dia 27, na Sociedade Universal. Também no dia 28, o PPS oficializa a aliança com o PSDB em convenção que será realizada no Clube dos Tenentes e Sargentos do Exército.
Os candidatos do PT, Gleisi Hoffmann, e do PMDB, Carlos Moreira, já foram homologados em convenções, realizadas no final da semana passada. As indicações dos candidatos a vice-prefeitos serão feitas pelas executivas estaduais e municipais, durante a semana.